O preconceito nosso de cada dia

Filed under: by: Marco Boeing

Nos últimos tempos nos Umbandista, nos acostumamos a nos colocarmos como vitimas de um preconceito violento, sempre reclamando, nos colocando como vitimas deste terrível mal.

Não nego que sofremos sim preconceito, mas este preconceito na grande maioria das vezes e causado pela ignorância ou desinformação, ou o que é pior a idéia errada que se passa da Umbanda por conta de algumas atitudes dos próprios umbandistas, e vou dar alguns exemplos::

-Despachos jogados nas ruas, com restos de comidas, garrafas, alguidares, ou ate coisa pior.
- Sujeira nas praias, matas e cachoeiras depois de rituais realizados por “umbandistas”
- Rituais de “umbanda” regados a bebidas, com muita baderna, “entidades” com roupas extravagantes, cocares enormes, mais parecendo um baile a fantasia do que um ritual religioso
- Imagens de Exus com rabos, chifres, etc, e ainda ditos “umbandistas” que alimentam esta idéia de que Exu é uma entidade sem o compromisso com o bem
- As disputas “comerciais” entre “mestres e magos”, ditos umbandistas, um querendo ser melhor que o outro, pensando ser o dono da verdade absoluta
- Anúncios colocados em jornais e postes das cidades, prometendo qualquer coisa mediante um pagamento
Pergunto, o que você, uma pessoa sem nunca ter ido a um terreiro, sem ter informações pensaria de uma religião com estes “ingredientes”???

Não seria muito mais interessante, nos preocuparmos em passar uma imagem sadia, da Umbanda, ao invés de ficarmos reclamando como se fossemos pobres coitados?

As vezes tenho a impressão que muita gente gosta desta situação, de se colocar como vitimas eternas...

Informando, mostrando a beleza de nossa religião, não vamos acabar com todo o preconceito, mas com certeza diminuiremos sensivelmente.

Ultimamente surgiram inúmeras iniciativas por “tolerância” em relação a Umbanda, alguém já se preocupou em analisar o que é tolerância? Segue a definição dos dicionários:

TOLERANCIA – CONDESCENDENCIA OU INDULGENCIA PARA AQUILO QUE NÃO SE QUER OU NÃO SE PODE IMPEDIR.
TOLERADA – MERETRIZ MATRICULADA
TOLERADO – CONCEDIDO, PERMITIDO
TOLERAR – SOFRER O QUE NÃO DEVERIAMOS PERMITIR, OU QUE NÃO NOS ATREVEMOS IMPEDIR; CONSENTIR; PERMITIR; DEIXAR PASSAR


Pois bem agora eu pergunto, você prefere ser tolerado como Umbandista ou respeitado?

A resposta pelo menos para mim parece óbvia, então que tal começarmos e criar movimentos para informar melhor e assim conquistarmos este respeito!?

13 de maio, uma festa... apenas para os Pretos Velhos

Filed under: by: Marco Boeing

No dia 13 de maio, e comum que todos os terreiros do Brasil, comemorem ou exaltem os Pretos Velhos de Umbanda, entidades que representam a essência desta religião, Fé, Amor, Humildade, Caridade, poderíamos escrever paginas e paginas para falar deles, eu seria repetitivo a tudo que já foi dito sobre esta linha de trabalho.

Minha intenção ao escrever este texto e outra, vou explicar...

Uma vez em uma conversa entre amigos, alguns umbandistas outros não, um destes que não era umbandista, mas sim um curioso perguntou: “Por que se comemora os Pretos Velhos no dia 13 de maio?”

Um dos presentes a conversa que era umbandista respondeu que era para se aproveitar a “comemoração da libertação dos escravos”, confesso que isto de alguma forma me incomodou, mas me calei naquele momento.

Depois refletindo, cheguei a uma conclusão particular, acho uma vergonha se comemorar a “libertação dos escravos”, e explico por que:

Se houve libertação e por que houve escravatura, e isto é uma mancha moral no coração do Brasil, que nunca vai sair, a libertação dos escravos não deveria ser comemorada, pois isto era uma obrigação moral, a escravatura deveria ser motivo de vergonha nacional.

Fomos tão “irradiados” com a idéia de que a libertação dos escravos foi um ato de bondade, de caridade, um ato que demonstra o quanto somos evoluídos, portanto vamos comemorar...

Mas volto a dizer se houve a libertação e por que houve a escravatura, sendo assim o que temos a comemorar?

Por ultimo, para ilustrar bem como esta questão nunca foi colocada da forma correta (pelo menos no meu entender), sou obrigado a ouvir de uma pessoa publica, talvez a pessoa que mais vai ser ouvida nesta época de Copa do Mundo, ou seja o técnico da seleção Brasileira, numa entrevista de convocação para a copa, onde sua imagem e sua voz estava sendo exibida praticamente no mundo inteiro, e ele diz: “ Não sei se a escravidão foi tão ruim assim, pois eu não vivi naquela época”, e olha que a copa deste ano vai ser na África.

Eu acho que ele provavelmente viveu sim naquela época, mas que talvez a escravidão não tenha sido ruim para ele pois quem sabe ele ao invés de ter sido escravo tenha sido um feitor, ou fazendeiro...

Agora tirando a brincadeira de lado, este pensamento reflete como pensa um povo, que “comemora” a libertação dos escravos, ao invés de sentir vergonha disto.

Tenho uma sugestão ao governo, estão indenizando aos familiares e descendentes de pessoas que sofreram torturas ou foram mortas durante a ditadura militar (outra passagem vergonhosa em nossa história), até acho justo, e agora a minha sugestão: Por que não se pensa em como ajudar os descendentes de escravos que foram mortos e torturados na época da escravidão, e nem precisaria se dar dinheiro a eles, esta ajuda a ele poderia ser em forma de melhores condições de vida, saúde, educação, moradia, etc...Basta a qualquer um visitar uma comunidade Quilombola e vai entender o que estou falando, aqui no Paraná temos 34, fiquem a vontade...

O resumo deste texto é o seguinte, eu comemoro sim o dia 13 de maio... mas comemoro apenas os Pretos Velhos, de resto sinto vergonha....