NÃO QUERO SER TOLERADO, QUERO SER RESPEITADO...

Filed under: by: Marco Boeing

Uma coisa que esta "super na moda" nos meios umbandistas, é a tal luta contra a intolerancia religiosa, e eu quero deixar aqui minha opinião sobre isto:

Eu não concordo com isto, pois eu não quero ser tolerado, ate por que minha casa não é uma casa de tolerância ( os mais velhos vão saber o que é casa de tolerância), minha casa e uma casa de religião. Eu quero e ser respeitado, como religioso, e como cidadão que paga seus impostos (ou pelo menos alguns deles...rs)e que tem garantido pela Constituição Federal o direito de professar a sua fé...`

Ser tolerado nestecaso para mim, é o mesmo que ser deixado de lado, ser insignificante, ser um "nada"...

São muito validos os movimentos criados para lutar pela Umbanda, apesar de que alguns só existem para promover algumas "figurinhas carimbadas" que são conhecidas de todos; mas penso que estes movimentos deveriam em primeiro lugar pensar em como fazer com que os próprios umbandistas passem a respeitar a sua religião...

abaixo um pequeno texto que escrevi a algum tempo falando sobre isto...

"Respeito

Nós Umbandistas como todos os seres humanos, estamos passiveis a erros e acertos, somos passionais em alguns casos e racionais em outros, mas não podemos nos furtar de uma coisa, temos a obrigação de nos respeitarmos.
Nossa comunidade que se diz tão discriminada por outros segmentos, sofre muito mais com o desrespeito entre seus membros. De que adianta criarmos movimentos para cobrar dos outros uma coisas que não temos em nosso meio, o respeito.
O pensar é livre e o entendimento também, a Umbanda por sua diversidade nos permite varias formas e maneiras de entendê-la, é a única religião que nos permite adequar a sua pratica ao nosso gosto, nos da à chance de exercitarmos nosso bom senso e nosso livre arbítrio, nos permite encontrarmos sempre um local com o qual tenhamos afinidade com a forma que a Umbanda é praticada ali.

Não importa a raiz que seguimos, ou qual a denominação, o que importa é que a essência da Umbanda esteja presente.
Não temos condições de afirmar o que é certo ou errado, uma coisa que parece absurdo para um, pode ter muito fundamento para outro.
Tenho dito muito isto e vou repetir aqui:
A Umbanda vai crescer muito quando os Umbandistas deixarem de se tratar como concorrentes comerciais e passarem a se entender como Irmãos da mesma Fé.
OICD, FTU, Primado de Umbanda, Colégio de Umbanda, etc. São caminhos, mas não são os únicos.
Esotérica, Branca, Omolôko, etc. São formas de culto, mas não são as únicas.
Temos de começar a respeitar e aprender com aqueles que pensam e entendem a Umbanda de forma diferente de nós.Não somos mestres, somos aprendizes e o seremos por muito tempo, embora alguns desejem e pensem o contrário...